quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paralisia Cerebral

4 comentários:

  1. sempre q vejo crianças como a minha me sinto impotente..

    ResponderExcluir
  2. Não se sinta nos estamos aqui pra ajudar, pergunte tire suas duvidas...esteja á vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, fale com algum neurocirurgião pois assisti no SBT que O HC de São Paulo fez a cirurgia de retirada do hemisfério da Elenice, uma menina de 8 anos. Na reportagem da época que não encontrei na internet, a menina não andava e não falava com 8 anos. Ela não tinha ataque epilético. Tinha deficiência mental. Olhava com um olhar morto para as paredes. E depois da retirada do hemisfério afetado, ela começou a andar e a falar.
      Veja o vídeo que encontrei falando um resumo da cirurgia da Elenice e de como é possível uma pessoa viver apenas com uma parte do cérebro:
      http://www.sbt.com.br/noticias/1778/SBT-Reporter-mostra-cirurgia-no-cerebro;-assista.html#.VaH5NiS5fIW

      Excluir
  3. Dra. Cris, meu irmão tem hoje 39 anos e tem paralisia do hemisfério cerebral esquerdo. Ele não fala e não entende nada. Não tem crises epiléticas mas tem crises nervosas. Andou com aproximadamente 5 anos e não fala. Tem a perna direita menos desenvolvida e o braço e mão direita não se mexe. Nos exames de ressonância ficou claro que ele tem paralisia ou má formação do cérebro do hemisfério esquerdo (em 75% do hemisfério esquerdo apareceu uma mancha escura). Eu fiquei sabendo que muitas informações antes de serem processadas pelo cérebro passam de um hemisfério para o outro. E acredito que isso faz geralmente com que ele nem saiba o que quer, ou seja, interfere em qualquer situação. Em geral ele está dando rizada e de uma hora para outra passa a se morder ou a chorar. Ele puxa a gente com a mão para levar ao banheiro, porém muitas vezes ele leva a gente para a cozinha e mostra a garrafa de café e acaba mijando na roupa pois confunde até isso. E a gente fica sem saber. Mas ele não sofre pois esquece tudo devido a essa confusão mental. Porém, com a técnica de remoção do hemisfério afetado, ele pode melhorar muito uma vez que é quase certeza de que os movimentos da pena direita foi redirecionado para o hemisfério direito. A prova disso é que quando nervoso morde também a mão direita mas sem a raiva essa mão não se movimenta.
    Acredito que a retirada do hemisfério mal formado (o esquerdo) faria com que ele com o trabalho de outros profissionais como fisioterapeutas poderia aos poucos ter uma pessoa normal. O nosso cérebro redireciona comandos quando sobre alguma lesão ou tem um hemisfério retirado ou desligado. Ver site: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1546377-5603,00-MENINA+COM+DO+CEREBRO+SURPREENDE+MEDICOS+E+JA+FALA+EM+VIRAR+BAILARINA.html
    A figura 88 do site abaixo ilustra muito bem o que apareceu na ressonância magnética do meu irmão:
    http://www.epilepsia-cirurgia.com.br/Tipos_Cirurgias_7.htm

    Pena que os médicos brasileiros acham que somente quem tem crise epilética devem se submeter ao tratamento. Enquanto isso milhares de crianças e adultos que são diagnosticados com hemiparesia ou um dos hemisférios mal formados ficam sofrendo até a morte.
    Para contatar, envie e-mail para durval10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir