domingo, 16 de maio de 2010

Atetóide e Coréico = Tipo Clínico

Já atetóide e coréico, são classificações da paralisia cerebral, que dizem respeito ao tipo clínico. Elas estão relacionadas com alterações do tônus, da tensão muscular. Se a criança é tetraparética e também é coréica e atetóide, ela tem uma Paralisia Cerebral Coreoatetóide. Nesse tipo de Paralisia Cerebral há uma combinação dos movimentos atetóides e coréicos.

Atetóides são movimentos involuntários que acontecem nas extremidades do corpo, como mãos, pés e boca.

Coréicos também são movimentos involuntários. A diferença é que eles acontecem nas raízes dos membros, como os ombros, por exemplo.

Lembre-se, se uma criança apresenta a combinação desses dois fatores ela tem uma PARALISIA CEREBRAL COREOATETÓIDE.

Mas como é que isso acontece?Depoimento Médico:
A Paralisia Cerebral Coreoatetóide acontece quando, por uma lesão cerebral, há um comprometimento de todo o corpo de forma global, isto é, cabeça, tronco, membros superiores e inferiores, com a presença de movimentação involuntária da criança.

De acordo com a quantidade de movimentação involuntária da criança com Paralisia Cerebral Coreoatetóide a equipe de reabilitação avalia e escolhe o tipo de locomoção adequado. Nos casos em que a criança tem um maior controle dos movimentos involuntários, ela pode andar com pouco auxílio ou com um andador. Se a movimentação involuntária for muito forte, a criança pode precisar de cadeira de rodas adaptada para se locomover.

Os movimentos involuntários da criança não impedem que ela freqüente a sala de aula. Mas antes de decidir qual escola vai ser a escolhida, alguns itens devem ser observados.

Quando essas dificuldades existem é preciso adaptar. Adaptar é modificar para atender melhor o aluno portador de deficiência física. Muitas vezes essas adaptações são muito mais simples do que a gente imagina. Outras vezes, necessitam do acompanhamento de profissionais especializados.

Entre as crianças com Paralisia Cerebral, encontramos desde aquelas com alterações motoras discretas, até outras com alterações mais graves, que as impede de realizar movimentos harmoniosos. A lesão cerebral sempre estará presente. Não se pode modificar a área cerebral lesada, mas é possível minimizar as conseqüências. Com uma reabilitação física eficiente muitos progressos podem ser conseguidos.

Quando uma criança com paralisia cerebral vai para a escola regular, ocorrem muitos progressos. Nessa hora, saber como recebê-la é tão importante quanto todo o trabalho realizado na reabilitação.

Um comentário:

  1. Boa tarde Cristina sou fisioterapeuta estou começando e gostaria que tirasse algumas dúvidas. Estou atendendo uma criança de 4a. com PC atetóico. è totalmente dependente,tem distúrbio da fala que afeta a linguagem,mastigação,deglutição e respiração ruídosa c/secreção,meio de comunicação é ñ verbal(sorriso ,movimento dos olhos)tem défit visual,abaixo do peso ideal pra sua idade,usa fraldas,hipotônico,ñ tem controle cefálico e nem realiza atividades posturais sozinho requer auxílio,tem um atraso no desenvolvimento motor ñ senta ñ rola,ñ muda de supinp pra prono,ñ fica de pe e nem anda. Minha dúvida é: apesar dessa limitação posso trabal a mudança de poturas junto com fortaleciemnto muscular e tònus ou fico só c/ o fortalecimento e depois entre com atividades de postura e que exercícios respiratórios posso usar para mobilizar secreção? Só tapotagem,percussão e vrbração tem algum mais específico? O baixo peso lhes dá uma aparencia frágil eu tenho receio de manipula-lo muito ele é ativo responde bem a estímulos sonoros mas fico receosa exagerar na manipulação.Gostaria gostaria que me orientasse se poder mande-me um email.mmontenegrofisioterapia@gmail.com. Grata.

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