domingo, 16 de maio de 2010

PROFESSORES E PARALISIA CEREBRAL

As partes do cérebro que não foram lesadas são fundamentais na reabilitação da criança com paralisia cerebral. Quanto mais precoce e adequada for a reabilitação, melhores serão os resultados. O professor deve estar preparado para lidar com alterações de postura e equilíbrio do aluno. Além disso, podem surgir dificuldades na coordenação e precisão dos movimentos. Se acontecerem distúrbios sensoriais podem ser afetadas a visão, audição ou a fala.

Ao receber uma criança com Paralisia Cerebral Coreoatetóide em sua sala de aula, você precisa saber se ela usa cadeira de rodas adaptada.

Se a criança tiver cadeira de rodas adaptada, deverá usá-la com bandeja com recorte. Isso vai facilitar o encaixe do tronco da criança e vai melhorar o apoio dos membros superiores.

Se o aluno não usa cadeira de rodas, pode utilizar outras formas de adaptação. Uma delas é a e a cadeira de posicionamento com encosto meio sextavado, muito usada no caso de crianças menores. A outra opção é a utilização da cadeira de chão com encosto meio sextavado.

Esse tipo de cadeira é muito usada nas escolas da AACD. A cadeira com encosto meio sextavado é uma adaptação desenvolvida para ajudar à criança com Paralisia Cerebral Coreoatetóide a ter maior estabilidade na região dos ombros. Ela ajuda a fazer com que os braços fiquem sobre a mesa, bem em frente ao corpo.

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