segunda-feira, 10 de maio de 2010

Therasuit

A técnica do Therasuit é utilizada na reabilitação de disfunções neurológicas e sensoriais. É um trabalho neuromuscular proprioceptivo.

O método é usado no tratamento de pacientes diagnosticados com paralisia cerebral, hemiplegia, traumatismos, atrasos no desenvolvimento, ataxia, atetose, traumatismos crânio-encefálicos e outras doenças neurológicas. Ajuda ainda os pacientes que sofrem de problemas de integração sensório-motora e autismo.

A habilidade motora grossa e fina melhora em 94% dos pacientes. A produção e fluência da fala são notadas em 64% dos pacientes, mas a grande melhora ocorre no sistema vestibular. Através da posição do corpo, o tônus é analisado e o paciente é lembrado quais são os músculos necessários para executar o movimento.

Quando a técnica é aplicada, com específica e precisa colocação dos elásticos, o corpo inteiro é levado para trás sobre os calcanhares em uma melhor posição vertical. O centro de gravidade se move para trás entre os dois pés. Alteração no tônus muscular e uma postura mais relaxada e perpendicular com correto alinhamento das extremidades superior e inferior é imediatamente notada. Com as mudanças posturais o tônus é adequado.

Pacientes com ataxia e atetose são beneficiados com os efeitos da estabilização do tronco. O sistema nervoso é exposto a esta pressão que é percebida a partir da segunda semana de tratamento. Esta pressão permite desenvolvimento próprio do sistema nervoso. Prematuros e bebês com prejuízos neurológicos são drasticamente privados do input crucial.
A técnica ajuda a restaurar a função do sistema nervoso com a promoção da estimulação tátil e pressão em todo corpo. É por isso que ela ajuda muito nos problemas de integração sensorial.

O que torna essa técnica única é a habilidade de promover a correção dinâmica, o que significa que o erro pode ocorrer, mas ao mesmo tempo facilita a posição correta ou a movimentação. Nós podemos aprender baseados apenas em nossas próprias experiências.

No início a técnica é usada apenas como um suporte para os músculos fracos. Com o progresso do paciente, os elásticos são tencionados para aumentar a resistência, conduzindo ao ganho de força. O efeito dos elásticos no sistema esquelético é a resistência com força mecânica que eles promovem.

Está documentado que a ossificação própria, a calcificação e a força dos ossos são possibilitadas através de forças mecânicas aplicadas nos ossos. Desde que a mobilização esteja limitada, uma rápida descarga de peso prejudica a força dos ossos. Desmineralização óssea é muito comum nos ossos dos calcanhares, quadris e coluna.
Estudos de casos mostram que o uso da técnica promove o aumento da densidade óssea e ainda ajuda à diminuir a subluxação do quadril.

O Therasuit é um intensivo programa de fisioterapia/exercícios e com ele ocorre o aceleramento do progresso funcional.

Crianças submetidas à intensa terapia com o uso do Therasuit conseguem melhores resultados em menos tempo.

A eficácia do Therasuit se dá com o progresso de centenas de crianças e adultos.

O método Therasuit está se tornando um padrão de tratamento para disfunções neurológicas e sensoriais.

Indicações/Aplicações:
Paralisia Cerebral;
Atraso no desenvolvimento;
Prejuízos traumáticos;
Pós acidente vascular encefálico (AVE);
Ataxia;
Atetose;
Espasticidade;
Hipotonia.

Benefícios:
Reaprendizagem do sistema nervoso;
Estabilização externa;
Adequação do tônus muscular;
Alinhamento do corpo mais próximo do normal possível;
Correções dinâmicas;
Correções de padrões anormais;
Estimulação tátil;
Influência do sistema vestibular;
Aumento do equilíbrio e coordenação;
Diminuição dos movimentos involuntários nas ataxias e atetoses.

Programa de Atendimento:
O programa de tratamento se divide em 4 etapas:
Fortalecimento onde o paciente consegue realizar independentemente movimento sem a ação da gravidade.
"SPIDER": o paciente realiza movimentos enquanto seu corpo é suportado por um sistema dinâmico de cordas elásticas;
A roupa com os elásticos é colocada.

Duração:
O tratamento tem a duração de 4 horas diárias, 5 dias semanais, num período de 4 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário