domingo, 16 de maio de 2010

POSICIONAMENTO CORRETO

O posicionamento correto é o primeiro item a ser observado nas crianças com tetraparesia coreoatetóide. A movimentação involuntária se intensifica quando a criança tenta fazer alguma atividade. Para isso, o apoio e os anteparos para os ombros evitam que os braços se desloquem para um lado e para o outro. O tapete antiderrapante no assento da cadeira proporciona resistência para a movimentação do quadril e das pernas. O tapete também evita que a criança escorregue demais.

Depois de sentada corretamente, a criança com Paralisia Cerebral Coreoatetóide, está pronta para a realizar tarefas como comer ou desenhar numa folha de papel. Aí, novas adaptações são necessárias.

A mesa de trabalho nunca deve ser alta. É que, ao manter os braços elevados, a criança vai ter facilitada a extensão do pescoço. Isso vai fazer com que ela jogue a cabeça para trás e desorganize toda a movimentação do corpo. Para que a criança consiga uma organização melhor, a mesa deve ficar próxima à altura do cotovelo e a postura diante da mesa deve ser mantida com os braços para a frente, sempre com a cabeça alinhada ao centro.


Apoio de Cabeça
Os alunos com Paralisia Cerebral Coreoatetóide podem necessitar de apoio de cabeça. Ele é indicado para alunos com pouco controle dos movimentos da cabeça ou para alunos com ausência total desse controle. O Apoio ajuda a manter a cabeça bem posicionada durante o período escolar. É feito de madeira ou metal e revestido com espuma.

Apoio de Tronco
Também em madeira ou metal revestido com espuma, o apoio de tronco é indicado para alunos que não têm controle de tronco. É aquela criança que fica caindo o tempo todo para os lados. Ele evita o desconforto e não machuca a região das costelas do aluno.

Cinto
Ainda para manter um bom posiconamento, o aluno com Paralisia Cerebral Coreoatetóide pode utilizar um Cinto feito com tecido e velcro. Ele parece uma camiseta. É ideal para crianças que ficam caindo para a frente porque apresentam pouco ou nenhum controle do tronco.

Cinto Pélvico
Quando a criança fica escapando para a frente, pode utilizar o Cinto Pélvico. Feito em tecido ou velcro mais largo, o cinto é fixado na união do encosto com o assento e passa à frente da região dos quadris.

Cavalo de Abdução
Algumas crianças com Paralisia Cerebral Coreoatetóide podem precisar do Cavalo de Abdução. Feito de madeira e revestido com espuma, ele é fixado no assento da cadeira, perto da região dos joelhos. É usado para manter as pernas do aluno separadas quando ele está sentado.

Depoimento Terapeuta Ocupacional - TO:
O cavalo de abdução é indicado para o aluno com acentuada espasticidade nos membros inferiores. É aquele aluno que permanece com os membros inferiores muito fechados.

Todas essas adaptações são discutidas com os profissionais da reabilitação e confeccionadas por um técnico especializado. Também é importante o acompanhamento de um terapeuta ocupacional ou de um fisioterapeuta.

Prancha de Ferro + Pulseira de Imã
Um instrumento adaptado muito usado para facilitar o aprendizado da criança com Paralisia Cerebral Coreoatetóide é a prancha de ferro com pulseira de imã.

A folha de papel é presa na prancha de ferro e uma pulseira com imã colocada na criança. A tensão criada entre a prancha e a pulseira vai fazer uma resistência aos movimentos involuntários dela.

Depoimento Terapeuta Ocupacional - TO:
A prancha de ferro associada a pulseira com imã, pode ser testada para facilitar várias atividades escritas da criança com tetraparesia coreoatetóide. A criança pode obter melhores resultados nas tarefas como pintar dentro dos limites estabelecidos, ligar figuras ou números a quantidades correspondentes. Seus traços vão ficar mais definidos e precisos.


Algumas adaptações podem ajudar na alfabetização da criança:

Uma forma de facilitar o reconhecimento do alfabeto para as crianças com Paralisia Cerebral Coreatetóide é recortar letras em papelão e fixá-las numa folha de papel.

Nos casos em que há um grau mais leve da lesão, os engrossadores de lápis podem ser usados para melhorar a preensão, o pegar da criança. Os engrossadores de lápis também melhoram a letra do aluno e aliviam a fixação dos ombros, já que ele tensiona essa região do corpo para ficar mais estável quando está escrevendo. O giz de cera também é uma alternativa e pode ser testado em várias espessuras pois, resiste melhor ao descontrole da força aplicada no papel pela criança. Nesses casos, a ponta do lápis comum facilmente se quebraria.

Computador
Quando a gente fala em alfabetização ou escrita, existe um instrumento que é o grande companheiro das crianças com paralisia cerebral do tipo coreoatetóide. O computador.

Depoimento Terapeuta Ocupacional - TO:
O computador pode ser usado tanto nesses casos de paralisia cerebral mais leves como nos mais graves. Nas situações mais graves de Paralisia Cerebral Coreoatetóide, por não haver a possibilidade de escrita manual e nas mais leves, por haver grande gasto de energia por parte da criança, com conseqüente cansaço e dor. Sem dúvida, o computador tornou-se um grande aliado para a inclusão escolar.

Programas específicos, teclados e mouses modificados têm sido desenvolvidos para se adaptar a velocidade mais lenta do aluno com Paralisia Cerebral. Algumas crianças conseguem apertar as teclas ou o mouse com as próprias mãos. Outras precisam de adaptação para substituir os dedos que estão tensos e fechados. Há ainda aqueles que não conseguem direcionar corretamente o braço ou controlar a força, nesses casos é necessária a utilização de ponteiras.

Outro instrumento desenvolvido para a utilização do computador é a Colméia. É uma placa de acrílico, que pode ser colocada sobre o teclado para que a criança aperte apenas a tecla que deseja, evitando que esbarre nas teclas vizinhas devido à interferência dos movimentos involuntários.

Na hora do lanche ou da higiene pessoal, a criança com Paralisia Cerebral Coreoatetóide também precisa de adaptações.

As crianças com Paralisia Cerebral Coreoatetóide podem tomar lanche utilizando tábuas que se prendem à mesa com ventosas e possuem recorte para o encaixe de pratos e copos. A tábua evita que a movimentação involuntária da criança derrube os objetos no chão. Os copos podem ter a base aumentada e podem ser mais pesados do que os comuns. Tudo isso possibilita uma maior estabilidade para levar o copo à boca e devolvê-lo à mesa. A colher pode ter substituidores de preensão, que mantêm o talher preso, mesmo que a criança abra a mão involuntariamente.

Devido às movimentações involuntárias, os alunos com Paralisia Cerebral Coreoatetóide tiram muito proveito dos substituidores de preensão nas atividades da vida diária, como escovar os dentes ou pentear os cabelos.

São muitas as possibilidades de adaptações para que a criança com paralisia cerebral participe da vida escolar.

Depoimento Terapeuta Ocupacional - TO:
O importante é lembrar que não existem regras para todos as crianças. O posicionamento ou os instrumentos precisam ser pensados individualmente, para cada criança. Afinal, o seu aluno cresce, tem evoluções motoras e desejos próprios. Por isso, é necessário acompanhar o uso das adaptações e reavaliar de tempos em tempos a sua indicação. Possíveis ajustes ou substituições das adaptações deverão ser feitas no decorrer da vida escolar.

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